Técnicas Básicas

Algumas recomendações básicas

1) Só navegue nesta página se você já previamente estudou a página de Teoria Musical, assim você terá mais sucesso no aprendizado.

2) Para ver como tocar cada nota, basta ver as figuras correspondentes (são mostradas a primeira e segunda escalas).

3) Treine repetidamente cada nota, até ganhar habilidade.

4) Nas figuras, a seguir, observe que, quando aparecerem círculos pretos (círculos cheios), estes representarão furos da flauta tampados completamente pelo dedo. Da mesma forma, círculos metade escuros e metade brancos irão representar furos da flauta tampados pela metade.

5) Para fazer o bemol de uma nota, basta ter em mente que ele é igual ao sustenido da anterior

Bom estudo!

Posição dos dedos para tocar a flauta

É importante aprender e praticar esse posicionamento, à ponto de ficar confortável.

Posicao-dedos-tocar-flauta-doce

Flauta Doce Germânica

Agora, aprenda como tocar as notas na flauta doce (soprano em dó) germânica. A diferença entre a flauta doce germânica e a flauta doce barroca é que na germânica o 5° furo é o menor, enquanto que na barroca, o menor é o 4°. Ambas tem 8 ou 10 furos, e o som entre elas não é diferenciado, sendo que, na prática, a diferença fica no dedilhado. As flautas barrocas costumam ter um “B” gravado.

Tocando as Notas

Nas figuras, a seguir, veja o nome da nota (ou símbolo) que você deseja aprender e ensaiar e veja o posicionamento dos dedos no desenho da flauta. Lembre-se: círculo cheio indica a obstrução total do furo da flauta com o dedo, circulo metade cheio indica obstrução parcial.

Primeira Escala

Segunda Escala

Parabéns! Agora você precisa ganhar confiança nos movimentos dos dedos para, então, seguir para a página “Praticando” e ensaiar sua primeira música.

Copyright © Flauta.com.br