Técnicas Básicas




Algumas recomendações básicas

1) Só navegue nesta página se você já previamente estudou a página de Teoria Musical, assim você terá mais sucesso no aprendizado.

2) Posicione o mouse sobre a nota e de um clique para aprender como tocá-la na flauta. Se quiser ver o sustenido da nota, clique com o mouse apenas sobre o respectivo símbolo.

3) Treine repetidamente cada nota, até ganhar habilidade.

4) No esquema da flauta abaixo, observe que, quando aparecerem círculos pretos (círculos cheios), estes representarão furos da flauta tampados pelo dedo. Da mesma forma, círculos metade escuros e metade brancos irão representar furos da flauta tampados pela metade.

5) Para fazer o bemol de uma nota, basta ter em mente que ele é igual ao sustenido da anterior

Bom estudo!

Posição dos dedos para tocar a flauta

É importante aprender e praticar esse posicionamento, à ponto de ficar confortável.

Posicao-dedos-tocar-flauta-doce

Flauta Doce Germânica

Agora, aprenda como tocar as notas na flauta doce (soprano em dó) germânica. A diferença entre a flauta doce germânica e a flauta doce barroca é que na germânica o 5° furo é o menor, enquanto que na barroca, o menor é o 4°. Ambas tem 8 ou 10 furos, e o som entre elas não é diferenciado, sendo que, na prática, a diferença fica no dedilhado. As flautas barrocas costumam ter um “B” gravado.

Tocando as Notas

Na figura abaixo, clique sobre o nome da nota (ou símbolo) que você deseja aprender e ensaiar e veja o posicionamento dos dedos no desenho da flauta. Lembre-se: círculo cheio indica a obstrução total do furo da flauta com o dedo, circulo metade cheio indica obstrução parcial.

Parabéns! Agora você precisa ganhar confiança nos movimentos dos dedos para, então, seguir para a página “Praticando” e ensaiar sua primeira música.